Otaku

Youjo-Senki

Animes sempre nos surpreendem pelas exageradas liberdades criativas que muitos acabam se utilizando. O mais novo dentro deste conceito e que pareceu funcionar muito bem, é Youjo Senki (Yōjo Senki: Saga of Tanya the Evil). Com direção de Yutaka Uemura e roteiros de Kenta Ihara, o anime inspirado na light novel escrita por Carlo Zen e desenhada por Shinobu Shinotsuki, está gerando certo barulho entre os fãs de anime.

A sinopse do anime é reveladora: “Nas linhas de frente da guerra, há uma menina. Cabelo loiro, olhos azuis e pele branca de porcelana, ela comanda a sua esquadra com voz ativa. Seu nome é Tanya Degurechaff. Mas, na realidade, ela é uma das mais elitistas do Japão, renascendo como uma menina depois de irritar um ser misterioso que se chama Deus. Esta menina, que prioriza a eficiência e sua própria carreira sobre qualquer outra coisa, se tornará o ser mais perigoso entre os feiticeiros do exército imperial.

Youjo Senki mesma alguns importantes conceitos históricos como a expansão militarista alemã, magia e ambição. Essa mistura gera um conceito intrigante ao anime. O primeiro episódio foi uma pequena amostra de uma das estreias mais empolgantes do mês de janeiro (até o momento). O episódio repleto de cenas de guerras, esse afinal é o plot que movimenta a história, que tem como pano de fundo, uma menina que lidera um exército de feiticeiros imperiais.

O seu vasto poder militar e industrial criou o seguinte ditado: o Império vence. Cria-se então o Plano 315, onde forças fronteiriças realizam operações de contenção e ganham tempo para que uma força concentrada móvel viaje e derrote seus inimigos. O anime situa-se no Ano Unificado 1924 e a maior parte de suas cenas é no campo de batalha, apresentado seus personagens ou causando a morte de boa parte deles. A cena de abertura é dedicada à mostrar esse mundo desolado em guerras.

youjo-senki

Algumas produções pecam por não apresentam de primeira instância quais são as intenções de determinados personagens e apenas fica claro sobre a Tenente Tanya Degurechaff, que claramente foi inspirada em Adolf Hitler, o que causou uma série de críticas aos seus criadores. Uma missão para os próximos episódios é construir melhor personagens que darão apoio à trama, ao que parece a doce Viktoriya Ivanovna Serebryakov (Visha) terá uma grande importância junto a protagonista, seja para equilibrar a história ou mesmo servir de contraponto à trama, que aparentemente seguirá um caminho mais obscuro.

A primeira impressão é que o anime é realmente promissor e tem uma temática que interessante, mas que também pode ser o grande problema, caso os roteiristas não saibam qual caminho percorrer. Fato é que trata-se de uma história sombria e que não traz grandes lembranças históricas nos fatos em que estão inspirados. É cedo para dar um veredito. Aguardemos os próximos episódios.

Nota: ✩✩✩

youjo-senki-2Título Original: Youjo Senki
Episódio: The Devil of the Rhine – 1×01
Gênero: Ação, Sobrenatural e Ficção Científica
Direção: Yutaka Uemura
Roteiro: Kenta Ihara
Estúdio: NUT
Exibição: 6 de janeiro de 2017
Criação: Carlo Zen, Shinobu Shinotsuki e Chika Tōjō

 

Leia mais sobre Animes

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!