Quadrinhos

Universo-DC-Renascimento-Capa

Apostando em uma reestruturação de seu universo nos quadrinhos, a DC Comics lançou em meados de 2016, uma espécie de reboot que a própria Editora negava-se em assumir esse título. Rebirth ou Renascimento no Brasil marca uma nova fase nas publicações da DC Comics. A Editora abandona essa sua imagem de histórias mais sombrias, que deram o tom das elogiadíssimas revistas dos Novos 52, mas com uma decisão altamente plausível, era hora de mudar após 52 edições. Mas o que diferencia a fase dos Novos 52 com a Renascimento. A resposta é quase nada!

Esse é o primeiro grande trunfo editorial da DC Comics. Mesmo quando a Editora prepara-se para uma mudança tão importante em sua linha editorial, seus personagens não perdem suas características e quando isso acontece, ela não ignora tudo o que foi construído por personagens canônicos, como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Ciborgue. Há alguns erros e decisões editorias na linha Renascimento? Obviamente que sim. A Editora não conseguiria acertar 100% a expectativa de seus leitores, mas algo próximo dos 99,99% em pontos acertivos devem ser creditados à Editora.

Universo DC: Renascimento é o primeiro número que deve ser lido nesta nova fase, pois ele serve principalmente como pontapé inicial, depois das pistas dadas nas últimas edições dos Novos 52 pela Editora Panini. Ou seja, a revista tem o objetivo de estabelecer uma continuidade da linha temporal pós Novos 52 em conexão com o arco Ponto de Ignição. O Universo DC não está sendo reiniciado, para que tudo que foi construído até então seja ignorado, ele está sendo continuado, incorporando diversos novos elementos.

Wally West retorna ao Universo DC com grande importância. O eterno Kid Flash, criado por John Broome e Carmine Infantino e toda esta mudança editorial tem ligação direta com o personagem. Sua função na revista é como um elo de ligação que está sendo movido pela força de aceleração e que precisa de alguma forma ser lembrado para poder retornar. Sua ligação com o atual Universo parte mais de sí do que dos outros personagens, sendo que em alguns momentos há uma verdadeira intenção dos roteiros em mostrar que o Kid Flash poderia ter sido esquecido na atual linha do tempo.

Com uma trama simples que atinge um clímax interessante, Wally West precisa apenas ser lembrado por algum personagem para que ele possa tornar-se real. Surge assim a primeira ligação com os Novos 52, quando o arco Darseid War, mostra a batalha entre Darkseid e o Anti-Monitor, os primeiros indícios do retorno do personagem e que ambas as realidades poderiam ser interligadas em breve. A pista foi dada e as referências também. Há algo poderoso por trás das mudanças de realidade, já que 10 anos da história dos personagens foram roubados e Wally tenta alertar Barry Allen, que é peça fundamental para o retorno do personagem.

De modo bem sutil, a DC Comics dá uma aula de como continuar uma publicação nos quadrinhos, sem necessidade abandonar o que já foi construído e retornando aos conceitos que à consagraram. Geoff Johns transforma toda sua paixão pelos personagens da DC em um roteiro que é uma declaração de amor aos fãs e que deve render excelentes publicações, até que dure esse novo arco. Sem histórias mirabolantes e mudanças grotescas, Universo DC: Renascimento demonstra até onde criativamente os roteiristas de quadrinhos devem seguir. Os problemas com furos de roteiros e reinícios podem ser facilmente solucionados, quando se aposta em tramas simples e já conhecidas pelo público consumidor.

Nota: ✩✩✩✩✩

Universo DC: RenascimentoTítulo: Universo DC: Renascimento
Título Original: DC Universe: Rebirth
Editora: Panini
Roteiro: Geoff Johns
Arte: Ivan Reis, Phil Jimenez, Ethan Van Sciver e Gary Frank
Sinopse: Chegou a hora, decenauta. O Renascimento chega este mês! E, para começar a nova fase de aventuras da Editora das Lendas, o especial Universo DC: Renascimento dá o pontapé inicial nas profundas mudanças que atingirão o UDC, mostrando a volta de um dos personagens mais emblemáticos da casa: o Flash Wally West. E essa revelação é só a ponta do iceberg, pois um segredo terrível está prestes a ser descoberto. Algo que vai abalar as estruturas de todos os 52 universos!
Lançamento: Abril/2017
Valor: R$ 19,90

Leia mais sobre DC Comics
Leia mais sobre Universo DC: Renascimento
Leia mais sobre Quadrinhos

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!