Livros

Star Wars: Um Novo Amanhecer

Star Wars: Um Novo Amanhecer foi um primeiros livros à chegar ao mercado brasileiro que integravam o universo cânone da franquia. Escrito por John Jackson Miller, o livro tem como objetivo principal apresentar um pouco do passado de dois importantes personagens de Star Wars Rebels, a animação exibida pelo canal Disney XD, Kanan e Hera. Desde a primeira aparição de ambos na séria animada, a curiosidade do público acaba sendo atiçada, devido a boa relação que Kanan mantém com Hera e vice-versa, cada um funcionando como uma espécie de porto seguro em meio às ameaças que a Equipe Rebels acaba sofrendo, ao longo da série. A começar pelo título do livro que faz uma citação subliminar ao primeiro filme da franquia, exibido em 1977 (Uma Nova Esperança), alçando Star Wars ao estrelato ao longo de mais de 40 anos.

O livro narra a jornada de Kanan e Hera, antes de ambos liderarem a equipe conhecida na série animada. John Jackson Miller, autor de KENOBI (publicado no Brasil pela Editora Aleph), entrega assim como em seu livro anterior, uma história estruturada, onde seu objetivo principal é alcançado: Esclarecer o passado dos protagonistas. Kanan, já teve histórias de seu passado sendo contadas nos quadrinhos, onde estrela sua própria publicação (Kanan: O Último Padawan, publicada no Brasil pela Editora Panini). Esse quadrinho oferece ao público uma primeira visão sobre o passado do personagem, que em muitas de suas aparições na série animada, demonstra um demasiada relutância em falar sobre ele.

Um Novo Amanhecer se passa 10 anos após A Vingança dos Sith (O Episódio III), lançado nos cinemas em 2005 e cinco anos antes de Star Wars Rebels. Tendo seu passado revelado em Kanan: O Último Padawan, publicação da Marvel Comics, o livro apenas contará alguns de seus segredos à aqueles que não avançaram na série animada ou que não tenham lido a publicação, uma vez que há a revelação de que Kanan é um Jedi, antes da Ordem 66. Após o Imperador decretar a morte de todos os Jedi, Kanan acaba tornando-se um forasteiro, aceitando alguns trabalhos para garantir sua sobrevivência.

No planeta Gorse que ele faz seu primeiro contato com Hera, após juntar-se em um grupo que combate as ações do Império, mesmo contra sua vontade, ele sente-se tentado à ajudar na destruição de uma das maiores fontes de materiais para construção de Destroyers, onde liderados pelo Conde Vidian, o Império deseja triplicar a construção de suas naves. O grupo formado por veteranos das Guerras Clônicas, acaba despertando a responsabilidade de Kanan para com a Galáxia e Hera tem uma importância crucial nesta decisão do personagem.

Um dos vários pontos positivos do livro, está na estruturação de como a história é contada e como os personagens são criados e descritos ao leitor. Iniciado em um ritmo mais lento, o livro consegue uma virada sensacional com a inserção do vilão, que precisa ser imaginado com as características apresentadas pelo autor. Com uma breve inspiração no vilão mais famosos da franquia, Darth Vader, Conde Vidian é quase uma homenagem ao personagem, que possui algumas semelhanças que o público facilmente nas descrições apresentadas pelo autor.

Publicado nos Estados Unidos em 2014, Um Novo Amanhecer mostrou o quão longe a Disney deseja chegar com a franquia. Uma das grandes preocupações quando o Estúdio adquiriu a LucasFilm estava justamente na condução da franquia e na infantilização da saga, mas o livro mostra exatamente o contrário, uma história adulta e repleta de aventura. Outro ponto positivo, é que o livro não se prende apenas ao conhecimento prévio dos fãs, é um livro importante dentro do cânone, mas que de certa forma desenvolve-se com certa individualidade, não prendendo-se ao que já foi apresentado dos personagens na série animada. O autor ainda deixa lacunas estrategicamente abertas para contar o passado dos demais integrantes de Star Wars Rebels, o que significa que mais histórias dentro do universo da série, podem estar sendo criadas e novos elementos acrescentados na mitologia da franquia.

Nota: ✩✩✩✩

Star Wars: Um Novo AmanhecerTítulo: Star Wars: Um Novo Amanhecer
Editora: Aleph
Título Original: Star Wars: A New Dawn
Autor: John Jackson Miller
Tradutor: Caco Ishak
Ano de Publicação: 2015
Capa: Brochura
Valor: R$ 44,90
Quantidade de Páginas: 424
Sinopse: Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS – Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla – que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

Leia mais sobre Star Wars
Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!