Livros

A-Origem-e-a-Lenda-de-Obi-Wan-Kenobi

Obi-Wan Kenobi, após a família Skywalker é um dos personagens com maior legião de fãs no Universo Star Wars. A Editora Universo dos Livros, através do seu selo Universo Geek lançou em 2016 o livro A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi, escrito por Ryder Windham, mesmo autor de Uma Nova Esperança: A Vida de Luke Skywalker e A Ascensão e a Queda de Darth Vader, ambos já publicados pela Editora no Brasil. O lançamento faz parte de um série de livros do selo Legends que estão publicados pela Editora no Brasil.

Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é uma junção de todas as informações sobre o personagem que já conhecíamos dos filmes lançados, com o acréscimo de informações interessantes sobre o passado de um personagem extremamente importante para o universo criado por George Lucas.

O selo Legends reúne as publicações que não serão consideradas cânones dentro da atual linha do tempo oficializada pela Disney, proprietária da franquia desde 2012. Este é o primeiro ponto há ser discutido. Há uma demasiada resistência de alguns leitores em acompanharem os lançamentos do selo Legends das Editoras brasileiras, alegando que os títulos não possuem mais ligação oficial com o Universo de Star Wars. Um forte engano, o selo Legends apresenta excelentes histórias, não obstante desta leitura.

Obi-Wan Kenobi é um dos mais importantes Jedi’s do Universo Star Wars. Treinado por Qui-Gon Jinn em sua juventude e posteriormente por Yoda, foi responsável pelo treinamento de Anakin Skywalker, que acabou sendo seduzido pelo lado sombrio da força, tornando-se um dos vilões mais temidos da Galáxia. Também foi responsável pelo treinamento pelo filho de Darth Vader, Luke Skywalker.

Mas do que se trata o livro? Ryder Windham faz uma verdadeira imersão na vida de Obi-Wan com um diferencial, há certos momentos da vida do personagem que são apresentados pelo ponto de vista de Luke Skywalker, cabendo ao Jedi narrar grande parte dos prólogos de capítulos chaves do livro. A obra revisita os seis primeiros episódios dos filmes, onde Obi-Wan exerce importância função no desenvolvimento de Anakin e Luke Skywalker. O enredo começa justamente quando Luke precisa construir seu próprio Sabre de Luz e com as instruções do seu Mestre, ele encontra um Diário preparado por Obi, justamente com esta finalidade, para dar à Luke informações sobre o passado de seu pai. Passando-se inicialmente Tattoine, tendo como cenário os acontecimentos dos Episódios V e VI, seu Mestre já faleceu e Luke revisita importantes trechos da história de Obi-Wan através de suas anotações.

A curiosidade de Luke sobre o passado de seu pai é sanada com as anotações de seu Mestre, que revela detalhes sobre sua complicada infância, sendo treinado por Qui-Gon Jinn e o quanto foi difícil seu treinamento com Anakin Skywalker (Darth Vader). Em alguns trechos é nítida a decepção de Obi-Wan consigo mesmo, por seu Aprendiz ser consumido pelo lado sombrio da força.

Apesar do título do livro, o autor soube como colocar outros personagens chaves da franquia Star Wars no desenvolvimento do livro, que de certa forma contribuem para que o protagonista tivesse sua leitura contada de forma contínua e ágil. Com 192 páginas, Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é uma leitura de fácil absorção e muito competente em seu objetivo como entretenimento. Ryder Windham continua seu bom trabalho, assim como nas obras anteriores publicadas da franquia. O autor desenvolve muito bem Obi-Wan, dando à ele um livro digno de sua importância ao Universo Star Wars.

Nota: ✩✩✩✩✩

Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan KenobiTítulo: Star Wars: A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi
Editora: Universo Geek (Universo dos Livros)
Título Original: Star Wars: The Life and Legend of Obi-Wan Kenobi
Autor: Ryder Windham
Tradução: Felipe CF Vieira
Ano de Publicação: 2016
Capa: Brochura
Valor: R$ 39,90
Quantidade de Páginas: 192
Sinopse: Subestimado como Padawan, Obi-Wan Kenobi se tornaria um dos mais respeitados Mestres Jedi e, embora tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, seu próprio aprendiz trouxe destruição a essas instituições milenares. Incapaz, porém, de resgatar Darth Vader da influência do Lado Sombrio, tornou-se responsável por treinar a única pessoa que poderia fazê-lo: Luke Skywalker. Esta é a história extraordinária do mestre Obi-Wan Kenobi, narrada desde seu primeiro encontro com Anakin Skywalker até o duelo final com Darth Vader – e além…

Saiba onde comprar, clicando aqui!

Leia mais sobre Star Wars
Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!