Livros

Querido e Devotado Dexter

Continuando o universo criado para um dos seriais killers mais conhecidos da ficção, Jeff Lindsay apresenta Dexter vivendo novos dilemas em seu mundo tão particular. Dispensando apresentações, Dexter é um analista forense de padrão de sangue, que trabalha no Departamento da Polícia Metropolitana de Miami. Sua grande motivação para escolha de suas vítimas é buscar por justiça a aqueles criminosos que por algum motivo foram esquecidos pela Justiça.


Ainda que estes engajamentos criminosos tenham mais espaços na ficção do que na vida real, Dexter é um personagem ambíguo, sua construção e desenvolvimento neste livro mostram a habilidade do autor em entregar um personagem que possui os mais distintos defeitos, mas que consegue caminhar perante o público mais conservador, afinal de contas um serial killer não é o tipo de herói em que estamos acostumados à colocar grandes expectativas.

Neste segundo livro, Dexter está mais engajado em suas atividades extra-curriculares e tudo isto engajado à sua curiosidade pelos desfechos do primeiro livro (Dexter – A Mão Esquerda de Deus). Neste quesito, o livro atinge qualquer expectativa, mostrando como deve-se desenvolver um protagonista forte e que consiga carregar consigo a responsabilidade de sua jornada (intrigante) da forma mais clara possível. Já os personagens secundários continuam não recebendo o destaque necessário, propositalmente ou não, essa é parte do livro que merece mais observação do leitor. O autor Jeff Lindsay soube com maestria criar um protagonista interessante com nuances fria e que evolui a cada livro, mas quando o cerca de personagens secundários, eles perdem lugar para Dexter ou o plot central da trama. Apesar de considerar um grande problema na continuidade do livro, Dexter é tão bem construído, que é possível deixar em um segundo plano, ainda que esse ponto precisasse de uma reformulação.

Ousado é a melhor definição para Querido e Devotado Dexter. Publicado pela Editora Planeta de Livros no Brasil, o livro supera expectativas quando desenvolve o modus operandi dos novos assassinatos em que Dexter sente-se confrontado, por tamanha criatividade de seu novo praticante. O autor reserva algumas surpresas interessantes aos leitores com a inserção de algumas cenas com leves pitadas de comédias, principalmente no início do livro, onde Dexter precisa despistar o sargento Doakes, que inicia uma interessante caçada ao modo suspeito que Dexter sempre chegue aos resultados de cenas quase indecifráveis de crimes cometidos.

Sua habilidade alimentada através de sua necessidade em cometer crimes contra infratores (assim considerado por ele) é mais bem explorada neste segundo livro. Comparando sua evolução com outros personagens, alguns não chegariam nem próximos e permaneceriam em seu estado quo do livro de estreia. Partindo do pressuposto que um monstro conhece outro, é que Dexter consegue encontrar suas próximas vítimas e sempre com histórias ligadas à crianças, um dos casos mais intrigantes até agora apresentado pelo autor é desenvolvido consistentemente em Querido e Devotado Dexter.

O segundo livro não supera a emoção de primeiro contato com o livro anterior, mas corrige algumas falhas do primeiro, principalmente em relação ao protagonista e falha quando não desenvolve de forma mais ampla seus personagens secundários, dando há eles a oportunidade de mostrar sua potencialidade ao lado de um protagonista tão interessante quanto Dexter.

Nota: ✩✩✩✩

Querido e Devotado DexterTítulo: Querido e Devotado Dexter
Editora: Planeta
Título Original: Dearly Devoted Dexter
Autor: Jeff Lindsay
Tradução: Beatriz Horta
Capa: Brochura
Valor: R$ 47,90
Quantidade de Páginas: 272
Sinopse: Em ‘Querido e devotado Dexter’, um novo assassino em série assusta as ruas de Miami tanto pela técnica quanto por sua ousadia. Perturbado, Dexter se vê obrigado a deixar o disfarce de bom moço de lado para percorrer um caminho instigante, no qual por vezes se confundem caça e caçador. Esse é o segundo livro de Dexter, que inspirou a série de televisão homônima. O protagonista trabalha na polícia, mas desde cedo seu real ofício é liquidar os serial killers, sempre camuflado e sem levantar suspeitas.

Livro cedido para Resenha pela Editora Planeta.

Leia mais sobre Livros

 

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!