Livros

A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa

PJ Pereira é um autor nacional. Autor da trilogia Deuses de dois mundos, A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa é a minha primeira leitura do autor. Por coincidência é o segundo autor nacional que tenho oportunidade de ler em 2017. As expectativas não poderiam ser melhores, dado o feedback sobre suas obras anteriores. O livro com 496 páginas explora uma versão própria de casos reais de abusos religiosos relatados ao redor do mundo. Uma história forte e com grande responsabilidade social, define bem o livro lançado pela Editora Planeta.

Inspirado por casos reais de abuso religioso ao redor do mundo, o escritor PJ Pereira volta agora com uma história sombria, violenta e por vezes engraçada do despertar de uma mulher que, conforme relato foi anunciada pelos anjos como a nova Messias. Essa é parte da sinopse divulgada pela Editora e demonstra que uma nova perspectiva da literatura nacional que é apresentada para os leitores. O cuidado do autor no desenvolvimento do livro e em algumas escolhas chamam atenção, bem como uma possível fixação pelo número. O livro possui o título A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa, sendo divididos em três atos, Logo no início da história três anjos aparecem no livro, dando três poderes: da palavra, do milagre e o da escolha. Tem como eixo central três cidades: Codó, no Maranhão, Brasília e São Paulo.

Como protagonista, temos Pilar da Anunciação, filha de uma mãe de santo e que segue uma jornada iniciada por sua mãe e que a transforma em uma das líderes espirituais mais poderosas do país. PJ Pereira consegue imprimir uma linguagem e temas, poucos utilizados pelos autores nacionais, trazendo uma perspectiva na literatura nacional. O livro é estruturado de forma que o leitor não se canse da leitura, sendo uma boa decisão criativa dividir cada ato para cada ‘momento’ do título. Isso faz com que a experiência do leitor seja aguçada com um enredo que lhe surpreende a cada página.

Todo o enredo criado por PJ Pereira é eficiente e entrega uma história com início, meio e fim, sem perder o clímax ao longo de seu desenvolvimento. A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa têm uma grande relevância na discussão sobre as diferentes manifestações culturais existentes no Brasil e como somos ricos neste quesito. É importante lembrar que o livro descreve algumas cenas com demasiada sensualidade e violência, mas o autor escreve muito com a intenção de levantar um debate do que para chocar ou para simplesmente compor um enredo qualquer. Como defendido a história por trás do livro abre uma boa margem para algumas discussões, principalmente quando se fala em abusos religiosos e nossa sociedade por vezes desprovida de valores básicos.

A junção de thriller e suspense torna o livro uma leitura prazerosa, ainda que com alguns regionalismos que acabam interferindo no ritmo da leitura, mas que não comprometem a experiência em desfrutar da escrita de PJ Pereira. Com muita inteligência e bom gosto a história de uma Messias é conduzida sem ofensas às diversas manifestações religiosas no Brasil. É um livro que transcende seus objetivos e revela-se um bom começo na discussão dos temas que sustentam a jornada de Pilar da Anunciação.

Nota: ✩✩✩✩

A Mãe, a Filha e o Espírito da SantaTítulo: A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa
Editora: Planeta
Título Original: A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa
Autor: PJ Pereira
Ano de Publicação: 2017
Capa: Brochura
Valor: R$ 49,90
Quantidade de Páginas: 496
Sinopse: O primeiro anjo deu a ela o poder da palavra. O segundo, o dom do milagre. E o terceiro, que sentiu pena da menina, ofereceu a escolha. Foi aí que danou-se tudo. Inspirado por casos reais de abuso religioso ao redor do mundo, o escritor PJ Pereira volta agora com uma história sombria, violenta e por vezes engraçada do despertar de uma mulher que, conforme relatos, foi anunciada pelos anjos como a nova Messias. A história começa na cidade maranhense de Codó, onde nasce Pilar, filha de uma mãe de santo do terecô. De lá, segue rumo a Brasília, onde conhece o misticismo new age e as igrejas evangélicas, e chega a São Paulo para se tornar a líder espiritual mais poderosa do país.

Livro cedido para Resenha pela Editora Planeta.

Saiba onde comprar, clicando aqui!

Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!