Quadrinhos

Guy_Gardner

Lançado pela Editora Panini em 2013, Lanterna Verde – Tropa dos Lanternas Verdes: O Lado Negro do Verde é um dos muitos lançamentos da linha DC Deluxe. Reunindo as edições de 7 a 13 da revista Green Lantern Corps, conta com roteiro de Keith Champagne e Dave Gibbons e arte de Patrick Gleason, Dave Gibbons e Tom Nguyen. Apesar de focar na Tropa dos Lanternas Verdes, há um grande protagonista deste encadernado, Guy Gardner. Sempre lembrado por seu jeito sarcástico e debochado, Guy Gardner fez sua primeira aparição na revista Green Lantern (vol. 2) # 59 em março de 1968, sendo criado por John Broome e Gil Kane.

A primeira história que dá nome ao encadernando e faz uma referência a Star Wars, é um dos melhores arcos já publicados do personagem. Nele vemos como toda sua identidade destrinchada ao longo das páginas. Para uma de suas missões, ele precisa fazer uma parceria com um grupo black-ops de Lanternas Verdes para uma missão contra os Domínios, que planejam uma forma de usar um artefato alienígena capaz de dar poderes inimagináveis para que a portar. Assim surge o Dominador, que em sua ânsia de poder acredita não ser páreo até para o maior vilão da DC Comics, Darkseid.

A segunda parte do encadernado engloba quatro histórias (Amigos em Perigo, A Profecia, Fugitivo e Fantasmas do Passado) cujo objetivo é contar uma super trama onde Guy Gardner está sendo acusado de assassinato. Após a visita de um dos membros da Tropa ao Planeta Mongo para aconselhamentos, ele acaba sendo morto juntamente com seu parceiro, onde com poucos sinais vitais seu parceiro, acaba revelando que Gardner era o responsável e com isso, todos os Lanternas Verdes buscam uma forma de capturar o Lanterna de Honra (é a forma com que se referem a Gardner devido sua experiência em combate). Nesta parte da publicação há outras tramas em desenvolvimento, que possivelmente serão aproveitadas com o avançar da publicação dos encadernados.

Ainda que com um trabalho editorial sensacional realizado pela Editora Panini, o encadernado possui alguns problemas no roteiro, que facilmente são considerados como furos. Sem desenvolver bem suas tramas, é quase um desperdício e um desserviço ao fã do personagem. Não há grandes problemas com a arte da publicação, os traços da equipe criativa da revista são certeiros e colaboram com o roteiro problemático.

Guy Gardner apesar de contar com características em sua personalidade que tornam muitas de suas aparições emblemáticas, o roteiro peca em tornar essas mesmas características citadas no início da crítica de forma banal e sem justificativa, tornando o personagem arrogante em grande parte do tempo. Ou seja, mesmo com toda uma produção por volta do encadernado, não temos a melhor história dos Lanternas Verdes. Outro grande problema, é que há muitos personagens, onde a maioria deles não agrega ao desenvolvimento da história. Alguns personagens simplesmente foram colocados ali e pronto, sem maiores preocupações com sua importância à trama.

Nota: ✩✩✩

Lanterna Verde - Tropa dos Lanternas Verdes: O Lado Negro do VerdeTítulo: Lanterna Verde – Tropa dos Lanternas Verdes: O Lado Negro do Verde
Título Original: Green Lantern Corps 7 a 13
Editora: Panini
Roteiro: Keith Champagne e Dave Gibbons
Arte: Patrick Gleason, Dave Gibbons e Tom Nguyen
Sinopse: A Tropa dos Lanternas Verdes está de volta de uma vez por todas. Restabelecidos em seu papel de força protetora do universo, os gladiadores esmeralda agora precisarão provar a bilhões de seres no cosmo que estão prontos para esta tarefa de importância tão vital! Enquanto luta contra suas próprias desavenças internas, a Tropa vai testemunhar (e com alguma sorte, evitar) a nova ascensão de uma das mais cruéis e perigosas raças existentes: os domínions, que estão prestes a desvendar o segredo de uma arma que pode dar a eles o controle sobre milhares de planetas. E sem ter tempo para descansar, os lanternas verdes também precisarão lidar com uma conspiração que vem vitimando diversos de seus integrantes… e que pode ter transformado o lanterna de honra Guy Gardner em um assassino frio e implacável!
Lançamento: 2013
Valor: R$ 24,90
Páginas: 180

Leia mais sobre DC Comics
Leia mais sobre Quadrinhos

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!