Livros

História Bizarra da Literatura Brasileira

Mostrando um novo olhar sobre a literatura brasileira, Marcel Verrumo escreve um dos melhores livros sobre o assunto já publicado no Brasil, a História Bizarra da Literatura Brasileira. Neste livro o leitor tem a oportunidade de conhecer uma nova perspectiva sobre assuntos que marcaram a nossa literatura.

Dividido em cinco partes, o livro percorre importantes pontos da história brasileira e mostra uma forte pesquisa por parte do autor ao transcrever cada linha de sua obra. A primeira parte do livro, foca nos escritos do Brasil Colônia, período compreendido entre 1500 quando ocorreu o descobrimento do Brasil até 1822, ano da independência do País. A segunda, terceira, quarta e quinta parte focam em outros momentos da historia do Brasil, tendo como títulos: Aos Olhos do Rei e do Imperador, As Letras da República, A hora e a vez dos Modernistas e As entrelinhas da Ditadura.

História Bizarra da Literatura Brasileira mostra-se relevante para todo cidadão brasileiro que busca saber um pouco mais sobre nosso passado, o livro que deve ser considerado um obrigatório apoio às leituras mais densas sobre importantes momentos da literatura brasileira desmistifica facilmente os mais densos livros de histórias adotados na educação da sociedade brasileira.

A linguagem do livro é clara, objetiva e acessível, o autor (Marcel Verrumo) mostra certa preocupação e cuidado em conduzir o leitor a uma melhor experiência ao desbravar suas 328 páginas de pura informação. Com o avançar da leitura há algumas indicações de livros que tornam a leitura ainda mais interativa e é possível criar uma lista de próximas leituras para se aprofundar ainda mais no contexto histórico e abrir discussões interessantes ao longo do desenvolvimento do livro.

A organização do livro é também um facilitador para que a leitura torne-se ainda mais prazerosa para o leitor, dividido em capítulos, o livro pode ser facilmente devorado em poucas horas como também pode ser lido por etapas. É interessante os questionamentos e informações que são entregues de maneira objetiva ao leitor, nos tornando mais críticos.

O livro não é indicado apenas para amantes da nossa história, mas sim para aqueles (ou principalmente) que buscam um texto sagaz que imprime e conduz o leitor ao pensamento crítico, ainda que o título instigue o leitor há conclusões precipitadas, o conteúdo desenvolvido pelo autor é esclarecedor e nos leva a reflexões.

Nota: ✩✩✩✩✩

História Bizarra da Literatura BrasileiraTítulo: História Bizarra da Literatura Brasileira
Editora: Planeta
Autor: Marcel Verrumo
Capa: Brochura
Valor: R$ 41,90
Quantidade de Páginas: 328
Sinopse: A partir de um olhar curioso e engraçado, História bizarra da literatura brasileira é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores. A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de “pensadores intocáveis” e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro. O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Prepara-se, pois os personagens da capa deste livro são apenas algumas das muitas bizarrices escondidas por trás das linhas de nossa literatura.

Livro cedido para Resenha pela Editora Planeta.

Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!