Séries de TV

The Christmas Invasion

The Christmas Invasion é o especial de Natal que serve como pontapé inicial para David Tennant como o 10º Doutor. Doctor Who possui uma fórmula pronta quando trata-se da apresentação de um novo Doutor. Em tese essa fórmula vem sendo seguida há muitas temporada. No último episódio da primeira temporada da série, onde o 9º Doutor (Christopher Eccleston) inicia sua regeneração, encerrando assim sua participação e dando boas vindas ao 10º Doutor (David Tennant).

Partindo do ponto que esta é uma premissa básica, se você deseja acompanhar Doctor Who fielmente, a série reserva em seus especiais de Natal, a primeira aparição (de fato) para um novo Doutor. Ainda que conheçamos seu rosto no episódio regular da temporada, são nestes especiais que eles são primeiramente desenvolvidos, para depois cumprirem sua jornada na série.

David Tennant como 10º Doutor continua no mesmo nível do Doutor antecessor, a história continua sendo contada do ponto em que a temporada anterior instigou o público. Em The Christmas Invasion, o 10º Doutor e sua companheira Rose (Rose Tyler) desembarcam novamente em Londres nas proximidades das comemorações do Natal. Ainda se adaptando ao novo rosto do Doutor, Rose mostra-se intrigada com mais essas revelações sobre o seu parceiro de viagem. É nítido o incômodo da personagem, que demonstra sentir falta do seu antigo Doutor. Mas ao desembarcar em Londres, descobrimos que o novo Doutor está sofrendo os efeitos colaterais de sua regeneração, desmaiando na frente de Rose, Jackie e Mickey. O que acaba preocupando à todos, após primeiramente o baque de não ser o Doutor que conheciam que estavam à sua frente, somando assim, algumas observações na vasta lista de novidades que passaram a lidar desde que o 9º Doutor entrou em sua vida.

O roteiro de Russell T Davies e direção de James Hawes são impecáveis, ainda que com os recursos limitados da época. O especial recorreu aos personagens já consolidados na temporada anterior e que chamaram atenção do público em suas aparições, como o retorno da Primeira Ministra Harriet Jones (Penelope Wilton). Sua desenvoltura enquanto personagem e o trabalho realizada pela atriz no delineamento de sua personagem são fantásticos, sendo sem dúvidas o destaque do especial, roubando a cena até mesmo do novo Doutor.

A grande ameaça do especial, são os Sycorax, uma raça alienígena com traços, que lembram tubarões. Assim como todo inimigo dos Doutores, ao longo das demais temporadas, seu objetivo era dominar a Terra. Com o Doutor ainda sofrendo os efeitos da regeneração, os alienígenas acabam tomando alguma vantagem, mas que logo é resolvido (e de forma rápida e simples). Esse episódio possui um clímax interessante, Russell T Davies soube trabalhar bem o aparecimento dos vilões do episódio, mesclando tudo isto com as festividades de final de ano. A cena onde aparecem alguns papais-noéis assassinos é impagável e a árvore de natal assassina, também é um destaque do episódio, principalmente pela imaginação fértil do roteirista em criar um elemento simples, mas que combinou com a história que desejavam contar.

Sendo a primeira aparição de David Tennant como 10º Doutor, o roteiro opta por focar muito mais nas pessoas que estão ao lado do novo Doutor, do que nele propriamente dito, já que na maioria do tempo ele está dormindo e acordando em poucos momentos. Mesmo passando o maior tempo dormindo, ele é despertado para finalizar o episódio e mostrar o quão ‘badass’ pode ser o seu Doutor na segunda temporada.

Doctor Who é uma série que chama atenção pela simplicidade com que conta suas histórias. The Christmas Invasion, mostra exatamente o quanto a criatividade humana pode criar boas histórias e serem adaptadas em um gênero quase banalizado nas séries de TV, com roteiros com furos consideráveis. Cheio de lições de como tornar o público parte do seu sucesso, o desfecho do episódio não poderia ser mais favorável e mostrar o potencial do novo Doutor em sua vindoura temporada, sem comparações com as anteriores.

Nota: ✩✩✩✩✩

The Christmas InvasionTítulo: The Christmas Invasion | Doctor Who
Total de Episódios: 1 (Especial de Natal)
Exibição: BBC (UK)
Lançamento: 25 de Dezembro de 2005
Criadores: Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson
Elenco: David Tennant, Billie Piper, Camille Coduri, Noel Clarke, Penelope Wilton, Adam Garcia, Daniel Evans, Sean Gilder, Anita Briem, Chu Omambala, Sian McDowell, Paul Anderson, Cathy Murphy, Sean Carlsen, Jason Mohammad, Sagar Arya e Lachele Carl
Direção: James Hawes
Roteiro: Russell T Davies
Produtores: Phil Collinson, Russell T Davies e Julie Gardner

Leia mais sobre Doctor Who
Leia mais sobre Séries de TV

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!