Livros

Darth-Bane

Com uma expressiva legião de personagens, Star Wars conta com personagens interessantes em ambos os Universos, seja ele cânone ou legends. A divisão realizada pela Disney após adquirir a LucasFilm tem contribuído positivamente para que o extenso Universo da franquia seja reorganizado, com isso alguns leitores optam por usufruir apenas dos lançamentos cânones, até por que os acontecimentos narrados nestes produtos, são oficiais. Escrito por Drew Karpyshyn, foi publicado nos Estados Unidos em 2006, chegando ao Brasil pela Editora Universo dos Livros em 2017.

Darth Bane é considerado um dos mais importantes Lordes Sith’s da franquia. Nascido no planeta Apatros em 1026 ABY, seu nome verdadeiro é Dessel. Sua entrada para o lado sombrio da força esteve associado à sua vida na infância, onde seu pai o culpava pela morte de sua mãe e chamava o jovem pejorativamente de Bane, nome este utilizado, quando decidiu se entregar a Ordem dos Sith. Os eventos do livro se passam entre os anos 1.003 ABY e 1.000 ABY, que marcou o fim das Novas Guerras Sith e da Idade das Trevas da República, além dos rumores que os Sith’s haviam sido destruídos após a batalha de Ruusan e a criação da Regra de Dois.

Caminho de Destruição é o primeiro livro da Trilogia Darth Bane, focado em apresentar o passado de Darth Bane e parte do processo para tornar-se um dos Sith’s mais temidos da Galáxia. Para isso o autor narra a história do personagem ainda em Apatros, quando utilizava seus dons para garantir seu sustento, sem um lado definido, Dessel como era chamado Bane, acaba sendo notado por suas habilidades e graças há uma indicação alia-se a Irmandade da Escuridão. Neste momento a jornada de Dessel para tornar-se Darth Bane começa, ainda que com alguns deslizes o personagem é bem desenvolvido ao longo do livro.

O texto de Drew Karpyshyn é favorecido com personagens interessantes e que sustentam suas histórias com certa facilidade. Neste contexto, cabe ao autor entregar ao leitor um texto fluído e que aumente a experiência do leitor que busca contextualizar o passado de personagens tão emblemáticos do Universo Star Wars. Entre alguns dos acertos de Caminho de Destruição está na recorrência do autor em utilizar antagonistas tão fortes quanto seu protagonista, isso faz com que a história contada no livro, seja mais bem desenvolvida e conquiste.

Bane passa pela jornada de se auto descobrir como um forte Líder dos Sith’s. Inicialmente avesso aos ensinamentos da Irmandade da Escuridão, passa a ter que provar seu valor para os demais candidatos a mestres Sith e até mesmo aos seus treinadores. A entrada de Githany na história é um divisor de águas na jornada de Bane, sendo uma das responsáveis pelo treinamento do futuro criador da Regra de Dois. A personagem era uma Jedi treinada pelo Mestre Handa e que posteriormente aliou-se a Irmandade e foi responsável por treinar secretamente Bane, após ele ser basicamente deixado de lado, diante de uma sucessão de fracassos.

A Sétima Batalha de Ruusan, também conhecida como Novas Guerras Sith é o principal pano de fundo da trama, pois culmina em uma das maiores batalhas dos Sith’s contra os Jedi’s. As batalhas são narradas sob a perspectiva dos Sith’s, fazendo com que seja um importante diferencial do livro, já que as histórias de Star Wars mostram ambos os lados, isso faz com o leitor conheça as motivações por trás dos planos de dominação do lado sombrio da força.

Darth Bane – Caminho de Destruição adapta de forma eficiente a verdadeira essência e jornada de um personagem interessante do legado de Star Wars. Darth Bane é merecidamente um dos grandes sustentadores do Universo Legends da franquia, pois o autor soube como desenvolver cada personagem do livro e não perder o foco em contar a origem do vilão.

Nota: ✩✩✩✩✩

Star-Wars-Darth-Bane-Caminhos-de-DestruiçãoTítulo: Darth Bane – Caminho de Destruição
Editora: Universo Geek (Editora Universo dos Livros)
Título Original: Darth Bane: Path of Destruction
Autor: Drew Karpyshyn
Tradutor: Caio Pereira
Ano de Publicação: 2017
Capa: Brochura
Valor: R$ 44,90
Quantidade de Páginas: 352
Sinopse: Fugindo das forças vingativas da República, Dessel, um minerador, se junta ao exército Sith e é enviado para lutar na sangrenta guerra contra a República e seus defensores Jedi. Uma vez lá, a brutalidade, a astúcia e o excepcional comando da Força rapidamente o transformam em um guerreiro reconhecido. Mas aos olhos vigilantes de seus mestres, um destino muito maior o aguarda. Como um acólito na academia Sith, estudando os segredos e habilidades do lado sombrio, Dessel adota uma nova identidade: Bane. Mas o verdadeiro teste ainda está por vir. [LEIA MAIS]

Livro cedido para Resenha pela Editora Universo dos Livros (selo Universo Geek).

Leia mais sobre Star Wars
Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!