Quadrinhos

Batman #1 [Renascimento]

O herói de Gotham chegou às bancas brasileiras com uma das histórias que mais destoam do apresentado em suas últimas publicações. Com uma personalidade ímpar, o Batman conquistou seus fãs ao longo dos anos com sua pegada mais realista (entende esse ponto de vista?), onde um milionário é inspirado a combater criminosos e não poupar recursos (seus próprios) para sua guerra pessoal. Até este ponto Bruce Wayne/Batman mostra um personagem engajado com seus ideais.

Com roteiros de Scott Snyder e Tom King e arte de Mikael Janín, Batman: Renascimento mostra uma incrível batalha com um vilão da saudosista fase do personagem no final dos anos 50 e início dos anos 60. O Homem Calendário que possui habilidades estranhas, pode derrotar seus inimigos através de esporos, nesta caso ligados as estações do ano. E fazendo uma importante ligação com as quatro estações do ano, somos apresentados ao vilão que deve mostrar mais relevância nas próximas edições da revista. Sem desperdiçar o foco do protagonista da revista, Snyder e King abusam do protagonismo e importância do Batman nos quadrinhos, reforçando a relevância do personagem no roteiro e com artes de muito bom gosto. A arte de Mikel Janín chama atenção por seus traços precisos, que contribuem significativamente à viagem que o roteiro precisa fazer com o leitor.

A aparição de Duke Thomas, conhecido como o Robin Negro das histórias do Batman é visto como uma importante renovação (e precisa) nas publicações do vigilante de Gotham. A escolha do vilão não é atoa, uma vez que essa nova fase da DC Comics trabalha muito bem o conceito ‘tempo’ e isso fica ainda mais evidente com os acontecimentos do one shot Universo DC: Renascimento.

Com uma trama simples que atinge um clímax interessante, Wally West precisa apenas ser lembrado por algum personagem para que ele possa tornar-se real. Surge assim a primeira ligação com os Novos 52, quando o arco Darseid War, mostra a batalha entre Darkseid e o Anti-Monitor, os primeiros indícios do retorno do personagem e que ambas as realidades poderiam ser interligadas em breve. A pista foi dada e as referências também. Há algo poderoso por trás das mudanças de realidade, já que 10 anos da história dos personagens foram roubados e Wally tenta alertar Barry Allen, que é peça fundamental para o retorno do personagem.

A segunda história do mix que conta com roteiros de Tom King e arte de David Finch é surpreendentemente boa. Intitulada ‘Eu sou Gotham’, a primeira parte que começa a ser publicada já na primeira edição da revista conta com uma trama estruturada e com forte ligação com a história anterior, publicada na revista. Ainda sob as consequências de ter derrotado temporariamente o Homem Calendário, ele pregou algumas peças no Batman e com isso a trama desenvolve-se por um caminho interessante e com grandes surpresas, mostrando a aparição dos personagens: Gotham (Henry Clover) e Gotham Girl (Claire Clover). A estranheza da aparição de ambos é minimizada pelo impacto da cena ao melhor estilo Superman de ser.

Diferentemente das outras publicações da DC Comics nesta fase, Batman é a que mais chama atenção pelos caminhos criativos que a publicação está tomando. Apesar de não perder a essência do personagem, algo novo está sendo entregue aos leitores e este esforço deve ser reconhecido, ainda que o resultado futuramente possa não ser o esperado. É aguardar para novas conclusões sobre essa nova fase do personagem que parece ser promissora.

Nota: ✩✩✩✩✩

Batman-Renascimento-1Título: Batman: Renascimento – Edição 1
Título Original: Batman: Rebirth e Batman #1
Editora: DC Comics (EUA) | Panini (Brasil)
Roteiro: Scott Snyder e Tom King
Arte: Mikel Janín e David Finch
Cores: June Chung e Jordie Bellaire
Número de Páginas: 52
Lançamento: Abril/2017
Valor: R$ 7,50
Sinopse: Quando um avião tripulado é sabotado e está prestes a cair nas ruas de Gotham City, Batman é obrigado a realizar uma de suas manobras mais arriscadas para salvar os passageiros. Por sorte, ele conta com a ajuda de um indivíduo superpoderoso que se autonomeia Gotham, o novo defensor da cidade. Mas quem é esse homem?

Leia mais sobre Batman
Leia mais sobre Quadrinhos

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!