Livros

Ariel

Ariel é uma das personagens mais lembradas da Disney, graças às animações que o Estúdio lançou ao longo dos anos. A personagem fez sua primeira aparição no filme animado ‘A Pequena Sereia’ em 1989, desde então sua história supera gerações, fazendo a personagem uma das mais lembradas pelo público. Com o tom politicamente correto das animações da Disney, Ariel sempre fez questão de prevalecer seu espírito aventureiro e sua necessidade em desbravar Atlântida, mesmo sem o consentimento de seu pai, o Rei Tritão.

Esse espírito aventureiro é adaptado por Paul Ruditis no livro Ariel e a pérola da Sabedoria, publicado no Brasil pela Editora Universo dos Livros. No livro Ariel continua com suas intenções de desbravar a superfície (proibida por seu pai), mas uma misteriosa sereia chamada Nyssa coloca em seu caminho com um convite quase irrecusável, a chance de desvendar um grande mistério que deveria prender suas atenções até as últimas páginas do livro.

Nyssa é misteriosa e não faz questão de mostrar-se diferente disto, a personagem é retratada inicialmente com certa empatia, o que faz com que Ariel torne-se a mocinha engajada em ajudar um desconhecido. Se essa descoberta fosse diferente destoaria um pouco do legado da personagem ao longo dos 28 anos em que já é conhecida pelo grande público. A essência de Ariel é 100% mantida pelo autor, em quase um clima nostálgico, o livro explora de forma leve e certeira, tornando-se quase inevitável, as mensagens por trás das produções da Disney, sempre haverá uma mensagem de otimismo em torno de um produto lançado pelo Estúdio, seja em suas animações, filmes live-action e agora em seus Livros.

Paul Ruditis possui uma escrita ágil e vai direto ao ponto em todas as cenas, a motivação de seus personagens não justificadas à cada aparição, mas é possível encontrar um início, meio e fim para cada um deles. O autor preocupa-se em não deixar ganchos que possam interferir na experiência dos leitores. Ainda que seja uma personagem com grande apelo com o público infantil e adolescente, Ariel e a pérola da Sabedoria é indicado para um público que consome literatura jovem-adulta.

Se você espera uma trama simples Ariel e a pérola da Sabedoria não é recomendado. O livro explora outras vertentes da personagem que provavelmente não seriam exploradas em outras mídias, funcionando muito bem e contribuindo para uma boa experiência do leitor. É impossível não associar uma história da Disney, sem uma importante mensagem positiva por trás de um produto que leva a marca do Estúdio. Cheio de enigmas ao melhor estilo Sherlock Holmes, Ariel acaba descobrindo as verdadeiras intenções de Nyssa que se prova louváveis, apesar da forma em que a personagem foi inserida na trama (roubando Ariel), sua motivação é justificada nos 15 minutos do segundo tempo, ao melhor estilo Disney de contar uma história.

A problemática final de Ariel e a pérola da Sabedoria é simplesmente escrito surpreender o leitor com o seu desfecho, culminando em uma importante lição de vida para Ariel e sua turma ao longo de sua jornada em busca da pérola da sabedoria. Movimentando toda a trama, o desfecho do livro surpreende, reforçando que pode circular nas estantes dos leitores mais exigentes e com determinado preconceito com os livros protagonizados pelos personagens da Disney.

Nota: ✩✩✩

Ariel-e-a-perola-da-SabedoriaTítulo: Ariel e a pérola da Sabedoria
Editora: Universo dos Livros
Título Original: Ariel and the pearl of wisdom
Autor: Paul Ruditis
Tradução: Francisco Sória
Capa: Brochura
Valor: R$ 39,90
Quantidade de Páginas: 256
Sinopse: Ariel é a princesa-sereia caçula do reino submarino governado pelo Rei Tritão, seu pai. A vida da Pequena Sereia é repleta de compromissos reais entediantes e aulas cansativas, sendo sempre supervisionada pelo conselheiro real, o siri Sebastião. A maior diversão de Ariel nas horas vagas é explorar o mar com seu inseparável amigo, Linguado, à procura de tesouros provenientes do mundo humano, que tanto sonha em conhecer. Porém, tudo muda quando, em um passeio, conhece Nyssa, uma jovem sereia rebelde que a envolve em uma incrível e perigosa aventura em busca de um dos maiores mistérios dos sete mares: a Pérola da Sabedoria. Será que nossa Pequena Sereia vai dar conta desse mistério sem se meter em confusão?

Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!