Cinema

Aliens

Sete anos após o sucesso de crítica de Alien, o Oitavo Passageiro, a 20th Century Fox resolve lançar uma continuação do filme. Aliens, o Resgate não aborda de forma clara toda mitologia iniciada por Ridley Scott e também não decepciona, entregando uma história a altura do primeiro filme.

Continuações sempre mostraram-se um certo problema nas produções hollywodianas, raras exceções que o clímax atingido no filme anterior, pode ser atingindo na continuação. Com Aliens, O Resgate acontece exatamente isso, há uma falta de clímax no desenvovimento da história, que opta pelo caminho mais fácil em seus desfechos, entregando um filme em que cada cena pode ser desmistificada ao ser exibida. O primeiro filme sobrepõe a trama desenvolvida de um Alien que acaba causando a morte de seis integrantes da tripulação da nave espacial, Nostromo. Mesmo com um roteiro previsível, Alien, o Oitavo Passageiro, utilizou-se de outros artifícios, fazendo com que o conjunto da obra fosse impecável e relevante às produções de ficção científica da época, marcando uma geração com sua história despretensiosa, mas bem desenvolvida.

Aliens, O Resgate é escrito e dirigido por James Cameron e mostra sua habilidade à frente de uma produção enigmática e com um universo rico em histórias. Ripley (Sigourney Weaver) retorna como principal personagem do filme e mostrando que desta vez todo o filme é escrito pensando na personagem. Após acordar de seu sono de hibernação, Ripley descobre que passaram-se 57 anos, sendo a única sobrevivente da nave espacial Nostromo. Ou seja, a continuação começa exatamente onde seu antecessor encerrou sua história. Quase que propositalmente esse gancho na história é reaproveitado, dando assim uma ligação direta com o Universo criado por Ridley Scott e equipe.

Apresentando um plot de história desenvolvimento com base em tudo que o primeiro filme apresentou, a continuação consegue mostrar sua perspicácia neste ponto, ao mostrar Ripley sendo acusada pela destruição da Nostromo, uma nave espacial que valia milhões de dólares. Essa primeira derrocada sofrida pela protagonista mostra o quanto o roteiro de Cameron, conseguiu superar as expectativas dos fãs do filme, uma vez que a decisão mais simples seria torná-la uma heroína. Como consequência, Ripley acaba sendo rebaixada para trabalhar com carga e descarga de materiais. Essa nova adaptação da personagem com sua realidade são interessantes, pois assim surgem seus primeiros confrontos com tudo que viveu no filme anterior. E isso é interessante para o desenvolvimento da trama. O que mais choca a personagem e ao público, é que mesmo com suas informações, ela é desacreditada e sendo informada que o Planeta LV-426, onde aconteceu o primeiro contato da tripulação da Nostromo com o Alien, está sendo povoado e alvo de alguns estudos.

Após perderem o contato com os representantes da colônia, uma expedição é organizada para o Planeta LV-426 e Ripley é convidada para ser uma consultora da operação. Negando inicialmente o convite, a personagem aceita após demasiadas solicitações do Tenente Gorman. Toda essa exitação, não poderia ser em vão, diante de toda sua experiência com o Alien. O roteiro contribui com a personagem central da história e discute certa humanidade de Ripley que não fora tão abordada no primeiro. Essa desmistificação da personagem é decisiva para que sua relação com a única sobrevivente do Planeta soe com bom tom e não se mostre ineficaz. Há alguns novos elementos mostrados na história, como a inserção da Alien ‘rainha’, que contribuiu com o desenrolar da trama criada por James Cameron.

Todo o filme desenvolve-se de forma satisfatória, dando o ‘merecido’ para cada um dos seus personagens e mostrando que há continuações em Hollywood, que podem no mínimo ser fieis ao seu conjunto da obra, apresentando novos elementos, que trabalhados e lapidados podem elevar o nível de uma obra quase impecável, como foi o filme anterior. Essa certamente é a maior contribuição de James Cameron na continuação da franquia Alien nos cinemas. Fugindo da temática de Terror, o filme torna-se um filme muito mais de ação e suspense, dando possibilidades infindáveis para o desenvolvimento dos próximos filmes.

Nota: ✩✩✩✩

Aliens-O ResgateTítulo: Aliens, O Resgate
Título Original: Aliens
Estúdio: 20th Century FOX
Lançamento: 17 de Dezembro de 1986
Gênero: Ficção Científica, Terror e Suspense
Duração: 137 minutos
Elenco: Sigourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn, Lance Henriksen, Paul Reiser, Bill Paxton, William Hope, Jenette Goldstein, Al Matthews e Mark Rolston
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron, David Giler e Walter Hill
Produtora: Gale Anne Hurd

Leia mais sobre Alien
Leia mais sobre Cinema

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!