Cinema

Alien, o Oitavo Passageiro

Alçando Ridley Scott à galeria de maiores diretores de sua geração, Alien, o Oitavo Passageiro dá início há uma das franquias de ficção científicas mais lembradas pelos fãs do gênero. Sua contribuição às próximas produções é inegável. Com uma premissa bastante utilizada pelos diretores da época, Ridley Scott convida Dan O’Bannon para escrever o roteiro da produção, que com um orçamento de pouco mais US$ 11 milhões de dólares arrecadou mais de US$ 100 milhões em bilheterias, um número que chamou atenção de seu estúdio (20th Century Fox) e que foi decisivo para a produção das continuações ao longo dos anos.

Nostromo é a nave espacial que abriga uma tripulação que retorna do planeta Thedus para a Terra. Nela está o Capitão Dallas, o Primeiro Oficial Kane, a Navegadora Lambert, a Subtenente Ripley, o Oficial de Ciências Ash e os Engenheiros Brett e Parker. Recebendo um sinal de vida que mais tarde descobre-se ser de uma nave alienígena abandona e que possui vida, a nave acaba alterando seu fluxo de viagem para que a tripulação possa checar essa informação, pausando sua missão de rebocar uma refinaria com 20 milhões de toneladas de minério. Assim inicia a jornada de terror e suspense da tripulação, ao descobrir que trata-se de alienígenas, Dallas, Kane e Lambert responsáveis pela descoberta e primeira análise do solo do planeta, iniciam uma expedição pela nave, quando Kane encontra alguns ovos e um deles desprende uma criatura que fixa-se no Primeiro Oficial da Nostromo. Assim começa a jornada da tripulação que precisa combater esse alienígena assassino, sendo assim o oitavo passageiro da nave espacial.

Lançado em 1979, em uma época em que o cinema não contava com nenhum dos recursos de computação gráfica existentes hoje em dia, Ridley Scott conta uma história rica em criatividade e utilizando os artifícios cabíveis na sua produção. Esse diferencial tornou Alien, o Oitavo Passageiro um filme Cult ao longo das gerações. A grandiosidade dos cenários e a veracidade de seus personagens é surreal e inspirador. A história do filme pauta-se em um terror típico da época, mas não apenas do gênero, passeando facilmente entre uma das melhores produções precursoras do suspense, que se desencadearia nas produções seguintes.

Alien, o Oitavo Passageiro conta com a famosa cena onde um dos tripulantes dá a luz ao alienígena, que inicialmente é um parasita, mas que depois toma uma forma assustadora e que tem um crescimento ainda mais rápido. O alienígena tem poucos momentos no roteiro e isso engrandece todo o terror em torno de si, já que suas aparições são milimetricamente pensadas pelo roteiro de Dan O’Bannon. Mesmo escalando um elenco cuja principal função era morrer, o filme conta com um elenco estrategicamente escolhido pelo diretor.

Criando um dos monstros mais famosos dos cinemas, Ridley Scott também escondeu nas primeiras cenas do filme, quem de fato seria o protagonista, cabendo a Subtenente Ripley (Sigourney Weaver), a missão de conduzir com sua personalidade difícil o grande clímax da produção. A personagem demonstra inicialmente toda sua força como antagonista e posteriormente transformada em protagonista do filme, retornando para novas continuações.

Como precursor de uma nova fase da ficção científica, Alien, o Oitavo Passageiro é eficaz ao construir todo um universo com sustentação própria e que redefiniu algumas produções seguintes. É nítido que o filme foi feito com todo o empenho de Ridley Scott e equipe, entregando uma produção com nuances espetaculares e que o tornaram tão memorável desde sua estreia.

Nota: ✩✩✩✩✩

Alien, o Oitavo PassageiroTítulo: Alien, o Oitavo Passageiro
Título Original: Alien
Estúdio: 20th Century FOX
Lançamento: 20 de agosto de 1979
Gênero: Ficção Científica, Terror
Duração: 117 minutos
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm, Yaphet Kotto, Bolaji Badejo e Helen Horton
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Dan O’Bannon
Produtores: Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill
História: Dan O’Bannon e Ronald Shusett

Leia mais sobre Alien
Leia mais sobre Cinema

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!