Livros

Darth-Vader

Lançado em 2016 pela editora Universo dos Livros, através do selo Universo Geek, A Ascensão e A Queda de Darth Vader escrito por Ryder Windham foi a segunda publicação do selo Legends pela editora. O selo Legends reúne as publicações que não serão consideradas cânones dentro da atual linha do tempo oficializada pela Disney, proprietária da franquia desde 2012.

O livro se passa dentro na linha de tempo dos seus primeiros filmes lançados da franquia na ordem cronológica, pelo ponto de vista de Darth Vader (em alguns momentos, Anakin Skywalker). Ao longo de suas 206 páginas podemos conhecer com riqueza de detalhes a origem, ascensão de um dos vilões mais temidos da Galáxia. Ryder Windham, famoso por adaptar e escrever obras do universo Star Wars, trabalhou em mais de 40 títulos entre livros e quadrinhos da franquia, é quase uma vida dedicada a escrever sobre Star Wars.

A Ascensão e A Queda de Darth Vader inicia mostrando Anakin Skywalker ainda como escravo no planeta Tatooine, referenciando Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999) onde é contada a história de origem do personagem e sua relação com sua mãe, ainda quando criança. Anakin sempre foi uma criança determinada e que sempre demonstrou sua esperança em deixar este planeta, acabar com os sofrimentos que ele e sua mãe passavam nas mãos de Watto. O primeiro contato do jovem com Padmé Amidala e Obi-Wan Kenobi.

Ryder Windham estrutura de forma satisfatória os acontecimentos que serão narrados ao longo do livro, divididos em três grandes fases que justificam o título do livro revelando a ascensão e queda do personagem central. O primeiro ato seria o encontro de Anakin com Obi-Wan Kenobi, seu futuro Mestre Jedi e Padmé Amidala, com quem teria um ‘relacionamento’ no futuro. O segundo ato do livro mostrará a transformação do iniciante Skywalker em seu treinamento para tornar-se um Jedi e um aliado da Força. Neste ponto o plot central do livro passa a ser o primeiro contato de Anakin com o lado sombrio da força, uma vez que os primeiros desvios em sua conduta começam a ser narrados.

A narrativa situa o leitor à medida em que avançamos a leitura. As informações sempre estão claras, onde cada acontecimento relatado no livro está acontecendo. Todos os acontecimentos são situados a partir de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma até Star Wars: Episódio VI – O Retorno do Jedi. As referências estão por todos ao longo dos 22 capítulos que organizam a obra.

O grande e último terceiro ato mostrará a queda de Darth Vader ao descobrir a existência de seus filhos gêmeos, após o Imperador Palpatine mentir sobre o destino de Padmé Amidala, no qual em seus tempos de Jedi ele teve um relacionamento proibido, já que Jedi’s não podem ter relacionamentos, muito menos filhos. Acreditando que havia assassinado sua amada no planeta vulcânico Mustafar, Darth Vader totalmente seduzido pelo lado sombrio da força, não demonstra remorso ou interesse em buscar a verdade. Durante anos ele carregou para si o mérito de assassinar sua ex-amada, sendo encaminhado para o grande desfecho que culmina no seu retorno à Força em seus últimos momentos de vida e a destruição do Imperador.

O resultado final do livro é uma leitura que contribuirá para você entender um dos personagens mais controversos do cinema e da ficção científica. Darth Vader é um ícone da cultura pop e merecia um lançamento como este no mercado brasileiro, uma leitura com personagens que são bem desenvolvidos, quase uma raridade em algumas publicações hoje em dia.

Nota: ✩✩✩✩✩

A Ascensão e A Queda de Darth VaderTítulo: A Ascensão e A Queda de Darth Vader
Editora: Universo Geek (Universo dos Livros)
Título Original: The Rise and Fall of Darth Vader
Autor: Ryder Windham
Tradução: Felipe CF Vieira
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 206
Capa: Brochura
Valor: R$ 39,90
Saiba onde comprar, clicando aqui!

Leia mais sobre Star Wars
Leia mais sobre Livros

Pinterest

Administrador e criador do Blog Combo Pop. Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!

  • Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu adoro os filmes de Star Wars, mas conheço muito pouco do universo expandido. Li apenas “Star Wars: Marcas da Guerra” e adorei.
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro e ver mais sobre Darth Vader. Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    • @marialuzalelis:disqus obrigado pelo comentário!

      Eu tenho lido muita coisa sobre Star Wars. É uma das minhas franquias favoritas. Atualmente estou lendo Star Wars: Marcas da Guerra e estou achando sensacional também ^^

      Att,
      C, José

  • Larissa Oliveira

    Oi!
    Sou fã de Star Wars mas ainda nãi nenhum dos livros que foram lançados pelas editoras por aqui, apesar de ter alguns na minha estante. Ainda não sabia da existência desse e adorei a abordagem do Vader e da sua trajetória. É uma excelente forma de conhecer o personagem.
    Beijos!

    • @disqus_10Iq5uGVXf:disqus obrigado pelo comentário!

      Exatamente, é uma excelente forma de conhecer um pouco mais do personagem. A abordagem do livro é sempre pelo ponto de vista do vilão.

      Att,
      C, José

  • Adriana Moreira

    Oi, José!
    Eu lembro muito bem dos episódios de Star Wars. Ficava de olho na TV quando passava um episódio. Muito legal ver a história redendo ainda hoje. Agora, pela ótica do vilão Darth Vader. Amei sua resenha! Abração, amigo!
    Drica.

    • @disqus_4zpcgMs3b1:disqus obrigado pelo comentário!

      Star Wars eu considero a melhor franquia dos cinemas e é a única que consegue ultrapassar barreiras com maestria, pois é difícil não curtir os diversos produtos que eles lançam. Os livros são um tremendo cuidado. No Brasil o que não falta são opções interessantes.

      Att,
      C, José

  • Controverso e amado. Eu vi os filmes de star Wars, mas não posso dizer que seja uma fãnática… Apesar disso, como é do Darth Vader, personagem que mais gosto da saga, eu gostaria de ler e saber mais sobre de sua história. Que bom que o autor soube construir um enredo para um personagem como ele.
    Bjs, rose.

    • @FabricaDosConvites:disqus obrigado pelo comentário!

      Att,
      C, José

  • drielymeira

    Oiee ^^
    Acho muito bacana conhecer o ponto de vista dos, algumas vezes, vilões das séries. Eu não conheço quase nada sobre essa franquia, e, mesmo tendo curiosidade de conhecer, um dia, não sinto vontade…hehe’ ainda assim, achei esse livro interessante. Ainda não sabia sobre ele *-*
    MilkMilks ♥

    • @drielymeira:disqus obrigado pelo comentário!

      Nunca é cedo para ser recrutada pela Força ^^

      Att,
      C, José

  • Morgana Brunner

    Oiii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por tudo que envolva o Darth, fico muito feliz que tenha trazido sua opinião sincera nessa postagem, é sempre bom conhecermos livros novos, dica anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    • @morganabrunner:disqus obrigado pelo comentário!

      Star Wars ♥
      A Ascensão e A Queda de Darth Vader, de Ryder Windham lançado pela Universo dos Livros através do selo Universo Geek é uma excelente leitura para quem deseja conhecer em detalhes a trajetória de Darth Vader.

      Att,
      C, José

  • Déborah Araújo

    Oi, José.
    Não consigo curtir Star Wars, então toda essa vibe em cima da série não me chama atenção.
    Mas acredito que para quem é fã da série deve ser uma ótima pedida.

    • @dboraharajo:disqus obrigado pelo comentário!

      Nunca é cedo para ser recrutada pela Força ^^

      Att,
      C, José

  • Cidália Maria Milani (Dallica)

    Olá, G. José!
    Não curto esse gênero de leitura, mas é uma ótima sugestão para eu dar de presente ao meu filho. Ele é super fã de Star Wars (preciso ver se ele já não tem esse livro).

    • @cidliamariamilanidallica:disqus obrigado pelo comentário!

      Seu filho vai adora. A editora também lançou outros títulos de Star Wars. Vale muito a pena conferir!
      Nunca é cedo para ser recrutada pela Força ^^

      Att,
      C, José

  • Olá.
    Não curto o gênero, mas achei sua resenha muito bem escrita e muito interessante, pois é bom saber que o livro é perfeito para quem não conhece Darth Vader, pois eu não tenho ideiaaa de quem ele seja, apenas o básico do básico, tipo.. vilão e star Wars hahahaha nada além disso, e sua resenha me deixou bem feliz.

    • @tatiany_salazar:disqus obrigado pelo comentário!

      Nunca é cedo para ser recrutada pela Força ^^

      Att,
      C, José

  • Gleyse Vieira

    Olá, poxa sou totalmente por fora de Stars Wars, só sei o que ouço falar, pois nunca gostei muitos dos filmes. Mas lendo sua resenha fiquei pensando que essa história daria um bom enredo para filme.E pelo menos agora, fiquei sabendo um pouco mais desse universo. Bjs

    • @gleysevieira:disqus obrigado pelo comentário!

      A Força lhe aguarda! Nunca é tarde!

      Att,
      C, José

  • Kerolayne Silveira

    Oie tudo bem?
    Sou totalmente obcecada por Stars Wars, sou meio desligadinha e não conhecia esse livro ainda, já tá na wishlist <3
    Beijos

    • @kerolaynesilveira:disqus obrigado pelo comentário!

      Que bom que gostou do livro! É um dos melhores da linha Star Wars! Super recomendo.

      Att,
      C, José

  • Kris Oliveira

    Oi tudo bem,
    Não tenho muito contato com o universo de Star Wars, mas tenho muita vontade de conhecer e esse livro parece ser um bom começo. Gostei muito da sua resenha, essa edição me parece ser incrível!
    Beijooos

    • @krislaynneoliveira:disqus obrigado pelo comentário!

      Sim, edição incrível. Sou fascinado pelas publicações da Universo Geek (Universo dos Livros). Já tenho todos os livros lançados de Star Wars ^^

      Att,
      C, José

  • Juliana Xavier

    Li esse livro e gostei muito! Ao mesmo tempo que é um resumo dos acontecimentos, detalha bem os mais importantes e foi feita uma excelente compilação da vida do personagem. Mas me explica o que você disse no início? Isso da publicação não ser considerada cânone dentro da atual linha do tempo? Não entendi o que quer dizer.

    • @juliana_xavier:disqus obrigado pelo comentário!

      Então trata-se de uma decisão da Disney quando ela adquiriu a LucasFilm. As publicações de Star Wars que seguem com o selo Legends não são consideradas oficiais dentro da linha do tempo que se tornou cânone desde que Star Wars passou a ser administrado pela Disney. Por mais que o livro tenha ligações com todos os filmes, ele é considerado uma Lenda dentro da atual divisão que a Disney realizou.

      Explicado?

      Att,
      C, José

  • Oi C. José

    Meu contato com Star Wars é apenas nos filmes e gosto bastante. Tenho muita vontade de conhecer as versões literárias das história, principalmente este que tem a história contada pelo ponto de vista de Darth Vader. Já quero para minha coleção. Parabéns pela resenha, gostei bastante dela.

    Bjos

    • @keniacandido728:disqus obrigado pelo comentário!

      Darth Vader é um dos meus vilões favoritos! É um ótimo livro para quem é fã e para quem quer conhecer um pouco mais do personagem.

      Att,
      C, José

  • São Tantas Coisas

    Olá, como vai?
    Não gosto muito desse universo Star Wars, ele nunca me agradou, sendo que a maioria gosta, mas eu sempre fui do contra.rs
    Por isso acho que o livro não me agradaria, mas gostei de como o livro decorre sobre o personagem e podemos conhece-lo mais a fundo. Um prato cheio para quem é fã;

    • @mairtoncosta:disqus obrigado pelo comentário!

      Que pena! Espero que a Força te seduza em breve ^^

      Att,
      C, José

  • Olá!
    Adorei saber que existe um livro onde vamos conhecer mais sobre o vilão Darth Vader e sua histórias. As vezes ficamos só compenetrados nos mocinhos que esquecemos que os vilões também são importantes para o desenvolvimento da história.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    • @suelenfernandes:disqus obrigado pelo comentário. No meu caso eu diria que tenho mais afinidade com os vilões, rs
      E este livro é recomendadíssimo para quem quer conhecer um pouco mais do Darth Vader.

      Att,
      C, José

  • marina santos . ♚

    Olá.

    Sabia que eu nunca li nada envolvendo o universo de Star Wars? Sim, é uma vergonha kkkk Eu quero muito conhecer esse mundo, mas não sei por onde começar. Fico feliz que você tenha gostado da leitura e se surpreendido. Darth Vade parece ser um vilão sensacional. Amei sua resenha e vou procurar mais coisas sobre esse universo.

    Beijos;